IHM para uso industrial. Quais são seus benefícios?

IHM para uso industrial

Outro benefício de ter uma IHM portátil e disponível a todo momento é a conveniência. Ter o acesso a comandos de parar um processo em caso de emergência, não apenas oferece conveniência, mas oferece agilidade, pois com o acesso remoto, o operador não precisa estar próximo de botoeiras físicas para parar e reiniciar a produção.

Mesmo sem perceber, estamos usando IHMs a todo momento: no painel do carro, no microondas, em telas integradas em máquinas, monitores de computador e tablets, mas independentemente do formato ou do termo que você usa para se referir a IHM, seu objetivo geral é fornecer informações e controlar equipamentos.

Uso de IHM na indústria

No chão de fábrica das indústrias, as IHMs fornecem informações que permitem aumentar a eficiência produtiva, realocar operadores para outras áreas menos produtivas, ajustar as configurações do maquinário para corrigir problemas de desempenho.

Basicamente há três formas de uso da IHM na indústria:

Uso da IHM como botoeira

Antes da implantação dos PLCs eram comuns os controles dos processos por painéis com muitas botoeiras e lâmpadas sinalizadoras. A operação em imensos painéis nem sempre é eficiente operacionalmente, além da dificuldade de sua manutenção.

As IHMs vieram para simplificar os comandos de ligar/desligar, abrir/fechar, controlar parâmetros de temperaturas, pressões, etc, tudo em telas simples e fáceis de compreender.

Alertas de anomalias

Por estarem sempre acessíveis, quaisquer variações dos processos fabris são informados aos operadores através de alarmes, e a resposta da operação é imediata, diminuindo ou evitando perdas de produção.

Uso da IHM para acompanhamento da produção

As telas da IHM permitem o acesso em tempo real às informações da produção, como níveis de tanques, temperaturas de insumos, pressões, posição de válvulas, status de motores, entre outras informações, o que permite ao operador manter o processo sob controle.

Resumindo: a IHM tem o objetivo de simplificar em telas simples os comandos de ligar/desligar, a sinalização de chaves, status de equipamentos, etc.

Por serem telas simplificadas, sem o objetivo de armazenamento de grandes volumes de dados, a sua implantação é rápida e o seu custo final é baixo, principalmente quando combinado com o uso de telemetria para a interface com os motores e o sensoriamento.

Deixe um comentário!

Artigos Recentes

Sobre Esse Canal!

Nesse canal são publicados artigos voltados para inovação e produtividade das empresas.

Monitoramento Remoto

Monitoramento Remoto

Acesse de onde quiser e quando quiser todo o estoque de insumos de seus clientes.
OEE - Solução de Produtividade

OEE - Solução de Produtividade

Eleve rapidamente os resultados financeiros da sua fábrica aumentando a sua produção sem comprar novos equipamentos.

Receba as Notificações das Novidades!

Após preencher seu e-mail e clicar em enviar,  você será notificado por e-mail sempre que forem publicados novos posts ou lançados novos produtos pela Révolus.